terça-feira, 16 de abril de 2013

Redução da maioridade penal: uma reivindicação absurda!


Foto publicada no facebook, na página Verdade Oculta


É com preocupação que tenho acompanhado a campanha pela redução da maioridade penal para que adolescentes possam ser punidos como adultos.

Não percebemos realmente o absurdo de tal reivindicação? Fracassamos como sociedade, permitindo diferenças sociais e econômicas, consentindo que crianças pobres cresçam na marginalidade, sem educação, sem bons exemplos, sem perspectivas. Sim, somos nós, a sociedade, que deixamos esses jovens e adolescentes largados pela rua, os enxotamos quando eles querem lavar o para-brisa de um carro para ganhar uns trocados e os tratamos como se fossem seres de segunda categoria. Não nos importamos quando eles dormem embaixo de pontes, dentro de caixas de papelão e não nos preocupamos se estão tendo seus direitos respeitados, se estão se alimentando bem, se vão à escola e se estão protegidos contra marginais que os usam para praticar crime organizado, como o tráfico de drogas. Não acho que seja hipocrisia apelar para o bom senso e para a responsabilidade que cada um de nós tem como cidadão. É hipocrisia a sociedade permitir que crianças, adolescentes e jovens cresçam largados, na pobreza, sem perspectiva de vida e depois querer puni-los por isso.

De fato, o problema é sério, mas os malfeitores, os que realmente estão por trás disso, são maiores de idade. Por isso, não precisamos de redução alguma. Sim, os responsáveis pelos crimes cometidos por pessoas menores de idade são todos de maior. Por que não punimos os policiais corruptos que permitem que armas e drogas confiscadas voltem para as mãos de bandidos? Por que não punimos aqueles que agem sem escrúpulos, colocando armas nas mãos de crianças, colocando-as para trabalhar para eles? Por que não punimos os barões da droga, que as exploram e viciam, que ganham com a marginalização do jovem pobre? Por que não punimos os políticos corruptos, que ganham com a violência, que toleram ou até mesmo patrocinam o tráfico, que financiam campanhas eleitorais caríssimas com dinheiro de fonte obscura? E por que não damos uma sacudida em todos aqueles que nunca se importaram com o destino de crianças pobres, que nunca deram murro na mesa para protestar contra os absurdos sofridos por crianças no Brasil ou participou de qualquer manifestação a favor dos seus direitos, aqueles que se calam quando crianças pobres famintas pedem comida em restaurantes e são enxotadas como se fossem bichos, mas que agora chamam essas mesmas crianças de monstros, transformando vítimas em bandidos.

O problema da violência no Brasil é sério e precisa ser resolvido, mas não com reivindicações desse tipo. Se queremos resolver o problema da violência no Brasil, temos que cortar pela raiz, mudando estruturas e mudando a mentalidade, fazendo com que as pessoas parem de achar que pequenas picaretagens não são nada demais, deixando de pagar propina a polícia quando é pego dirigindo bêbado, acabando com as “taxas inoficiais” em cartórios e repartições, não sonegando mais impostos, etc., etc., etc. Seria necessário repensar o sistema judiciário brasileiro, que anda com cadeias superlotadas e crime organizado dentro delas. Precisaríamos de um consenso nacional em prol de nossas crianças, adolescentes e jovens, oferecendo educação, combatendo a pobreza, valorizando-os como aquilo que esses jovens são para nós: nosso futuro. E é esse futuro que estamos querendo colocar ainda mais cedo na cadeia.


Foto também publicada na página Verdade Oculta. Para rir, mas também refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário